A prova

O PIRI CROSS TRIATHLON é uma competição nem um pouco convencional, aberta a todos os amantes dos esportes de aventura e da natureza, sejam amadores ou profissionais.

Nadar, correr e pedalar pelas montanhas serve como combustível para os participantes. Um evento multisports que se tornou uma competição reconhecida e admirada. O conceito da prova vai além da disputa esportiva. A intenção é propagar um novo modo de encarar o esporte, com atitude e um espírito de luta, aventura, persistência, e é claro, muita liberdade e saúde. No Brasil este tipo de evento é realizado desde 2005 e a cada ano o número de inscritos cresce muito, comprovando a qualidade e aceitação do público praticante.

O PIRI CROSS TRIATHLON tem como objetivo consolidar Pirenópolis como ponto de referência do movimento MULTISPORTS no Centro-Oeste. Porque a cidade de Pirenópolis: Pirenópolis é uma cidade do interior de Goiás, tombada como patrimônio histórico nacional.

Consagrado pólo turístico regional, guarda em seus casarões seculares um retrato vivo da história goiana. Cercada por natureza exuberante, oferece a seus visitantes estadia agradável com diversos atrativos naturais, como cachoeiras, reservas ecológicas, parques e mirantes. Além de uma farta culinária e festividades folclóricas tradicionais. Sua população estimada é de 20.990 habitantes. Tendo um clima semiúmido, com temperatura variando de 21° a 35°, tendo como período chuvoso de outubro a março e seco e frio de maio a setembro. Pirenópolis situa-se a uma distância privilegiada entre dois grandes centros: Brasília a 150 km, Goiânia a 120 km e ainda temos a cidade de Anápolis (segunda maior cidade de Goiás) a 70 km, que está entre Goiânia e Pirenópolis. Tendo como acesso a via terrestre com um privilegiado grau de conservação. Pirenópolis conta com uma variada rede de hospedagens: são hotéis, pousadas, camping, casas e chácaras para aluguel, suítes e quartos. Soma-se ao todo mais de uma centena de pousadas com aproximadamente 4.000 leitos. A cidade chega a receber em torno de 15.000 a 20.000 visitantes nos feriados prolongados e próximo a 150.000 visitantes por ano. Portanto, dispõem de uma infraestrutura especial para feiras, congressos, eventos esportivos, shows etc. Pirenópolis recebe anualmente diversos eventos esportivos de moutain bike, corrida de aventura, escaladas entre outros. Assim como Brasília, Goiânia possui diversos grupos de mountain bike, e também diversas assessorias esportivas que desenvolvem atividades de corrida e triatlo. Por estas e outras razões Pirenópolis se qualifica como local ideal para receber um evento do porte do PIRI CROSS TRIATHLON.

Regulamento

REGULAMENTO PIRICROSS TRIATHLON 2018 – EXTRA OFICIAL

 O Piri Cross Triathlon será realizado no dia 30 de junho de 2018, na cidade de Pirenópolis - GO, quaisquer sejam as condições climáticas do dia, desde que não ofereçam risco aos participantes. A prova terá início às 10h30m. Os atletas deverão estar no local de largada, com pelo menos meia hora de antecedência, devidamente equipados e aptos a participar desta prova de triathlon.

1. REGRAS GERAIS DO EVENTO

A. Todo competidor é obrigado a ter conhecimento deste regulamento. Ao solicitar a inscrição o competidor deve ler o mesmo. Os inscritos na competição estão automaticamente de acordo e aceitam todos os termos deste regulamento.

B. É de responsabilidade do atleta se manter hidratado adequadamente. A organização distribuirá hidratação nos percursos de ciclismo e de corrida.

C. Percurso: o competidor é obrigado a permanecer na trilha designada pela organização, sob pena de desclassificação para quem burlar o percurso. O uso de atalhos é proibido. Todos os atletas devem ter conhecimento do percurso designado.

D. Ajuda: não será permitido o uso de apoios de qualquer espécie. Os competidores poderão dar ajuda aos outros, sendo limitados a empréstimos de câmaras de ar, ferramentas, água, comida e primeiro socorros. Não é permitido mudar de bicicleta.

E. Conduta: o comportamento inadequado ou o uso de linguagem abusiva, com agressão verbal ou de qualquer espécie, em todas as modalidades, é caso de advertência, banimento, desqualificação ou multa.

F. Protestos: os protestos de qualquer natureza devem ser submetidos em até uma hora após o tempo final de prova do solicitante. Os protestos devem ser submetidos por escrito e assinados pelo acusador. Acusações formais contra outros atletas devem ser feitas por escrito e descrever o caso com precisão. Todos os protestos serão investigados.

G. Acessórios sonoros: não será permitido o uso de nenhum tipo de aparelho sonoro ou de comunicação de qualquer espécie durante a competição. Exemplos: headsets, headphone, discman,mp3 players, rádios, etc.

H. Acessórios de iluminação: é permitido ao atleta portar uma lanterna de cabeça ou qualquer outro material que tenha como finalidade iluminar, desde que este não ofereça risco aos demais atletas.

I. Penalidades: as penalidades serão determinadas pela severidade da infração. A penalidade mínima será sempre de dois minutos. A penalidade máxima será desqualificação dos resultados do evento e/ou perda de premiação em dinheiro, quando houver.

J. Tempo Limite: existe um tempo limite para o término da prova. Todos os atletas devem fazer entrada para transição 2 (T2) mountain bike para a corrida, dentro de 2h45m após o começo da prova. O atleta que não estiver dentro deste tempo estará desclassificado, sendo convidado a se retirar da prova. O tempo limite final da prova é de 4h.

K. Cronometragem: os chips eletrônicos utilizados na cronometragem da prova devem ser devolvidos imediatamente após o término da competição. Cada atleta tem um chip vinculado ao seu CPF e se responsabiliza pelo mesmo. Os atletas que não devolverem o chip estão sujeitos a receber multa e cobrança no valor de R$ 100,00. Casos de chips perdidos durante a prova ou não previstos neste regulamento serão analisados individualmente pela organização. Poderá ser realizada cronometragem manual.

L. Premiação: os atletas com direito a premiação devem retirar as medalhas, troféus e demais artigos oferecidos pela organização durante a cerimônia de premiação. Caso contrário, perderão o direito aos prêmios, com exceção da premiação em dinheiro que poderá ser paga em até 30 dias após a divulgação do resultado oficial no site da prova, quando oferecida.

M. Kit de atleta: Os kits deverão ser retirados nas datas, locais e prazos divulgados pela organização da prova, mediante apresentação de documento de identificação com foto e o recibo da inscrição. Ao receber o kit, o atleta deve conferir o conteúdo. Não haverá entrega posterior, mesmo para os que desistirem de participar da competição, a qualquer tempo.

N. Cadastro e dados: O participante autoriza a utilização dos seus dados cadastrais pela AJR Esportes em suas próximas ações de marketing. Também concede à mesma os direitos de utilização de sua imagem e voz para fins de divulgação e publicidade dos eventos.

O. Mudança de categoria: fica vedada aos atletas a mudança de categoria após a inscrição.

P. Material: todo o material de uso desportivo pessoal deve ser de propriedade do atleta. A organização não fornecerá equipamentos, salvo os entregues junto ao kit de atleta. A organização da prova não se responsabiliza por qualquer extravio de material pessoal ou prejuízo que porventura os atletas venham sofrer durante a participação na prova.

Q. Numeração: o número do atleta é pessoal e intransferível. Em caso de perda do número, o atleta sofrerá um acréscimo de dois minutos no tempo final da prova. Não é permitida qualquer alteração e mutilação neste número, sob pena de desclassificação.

R. Riscos: o participante assume, por livre e espontânea vontade, os riscos e suas consequências decorrentes da participação na prova, sejam eles danos morais, físicos, materiais ou de qualquer natureza. Fica a AJR Esportes, patrocinadores e apoiadores, bem como quaisquer dos envolvidos na organização da prova, isentos da responsabilidade.

S. Decisões Soberanas: as dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas pela comissão organizadora de forma soberana, não cabendo recursos a essas decisões.

T. A organização pode alterar o conteúdo deste regulamento a qualquer momento sem aviso prévio. Sendo os participantes informados através de e-mails constantes na ficha de inscrição.

U. A prova será cancelada se a quantidade de inscrições individuais pagas não atingir o mínimo de 100 inscrições até 25/06/2018. O valor da inscrição será devolvido integralmente sem cobrança de nenhuma taxa.

V. O Limite técnico da prova é de 150 inscrições INDIVIDUAIS e 20 inscrições de REVEZAMENTO.

W. A Idade para participação não poderá ter idade inferior à 18 anos no ano do evento.

2. DAS MODALIDADES

A prova será um TRIATHLON CROSS COUNTRY e terá três modalidades esportivas disputadas em terrenos variados (água, terra, gramados, lama etc). As distâncias serão de 1.000m de natação (2 voltas de 500m), 30 km de MTB (1 volta) e 8 km de corrida (1 volta) em trilha, disputados nesta ordem.

2.1. NATAÇÃO

A. Roupa de borracha: o uso será permitido ou não de acordo com decisão da direção de prova, baseada na temperatura da água medida um dia antes do evento e caso seja autorizado o uso da roupa de borracha, será divulgada no simpósio técnico. Será autorizado o uso da roupa de borracha caso a temperatura da água esteja igual ou inferior a 19° centígrados.

B. Boia: Qualquer atleta que cortar uma boia, deixando de contorna-la, conforme exigência e orientação da organização, serão penalizadas em dois minutos.

C. Acessórios: não será permitido o uso de acessórios que deem vantagem aos atletas, como nadadeiras, palmares e boias. Óculos de natação são permitidos.

D. Touca de natação: A organização da prova fornecerá toucas para todos os competidores, e seu uso é obrigatório.

E. Numeração: É obrigatória a numeração nos braços e nas pernas.

2.2. MOUNTAIN BIKE

A. É obrigatório o uso de bicicleta do tipo Mountain Bike. Não é permitido o uso de clip no guidão. O apoio lateral de guidão (bar end) é permitido, mas não poderá exceder 13 cm.

B. O competidor deverá terminar a prova com mesma bicicleta que iniciou. Em caso de quebra, o competidor deverá carregá‐la até a área de transição.

C. Ultrapassagem: O atleta mais lento é obrigado a facilitar a ultrapassagem do atleta mais rápido, ao receber a solicitação do mesmo. Durante a corrida, se dois atletas estão disputando posição, o atleta principal não tem a obrigação de abrir caminho. Porém, o atleta não pode interferir completamente ou impedir o progresso do outro atleta.

D. Vácuo: O Vácuo é permitido.

E. Geral: É obrigatório o uso dos números fornecidos pela organização sendo:

‐ Número frontal da bicicleta (placa);

2.2. CORRIDA

A. Número: O número do atleta deve ser usado à frente do corpo, preferencialmente, na altura do peito. O atleta que não estiver com seu número na frente do corpo será advertido. Em caso de reincidência, ele sofrerá uma penalidade de dois minutos. Em caso de perda do número, o atleta sofrerá um acréscimo de dois minutos no tempo final da prova.

3. CATEGORIAS

A. A prova será disputada nas categorias masculina, feminina e revezamentos.

B. Nas categorias masculina e feminina não haverá distinção entre elite e amador, todos concorrerão na mesma categoria.

C. A categoria masculina será subdividida em faixas de idades: até 24; 25/29; 30/34; 35/39; 40/44; 45/49, 50/54 e 55 acima.

D. A categoria feminina será subdividida em faixas de idades: até 24; 25/29; 30/34; 35/39; 40/44 e 45 acima.

E. Os revezamentos serão divididos em masculinos, femininos e misto (ambos os gêneros), podendo ser formado por dois(02) ou três(03) atletas.

F. O atleta não poderá ter idade inferior à 18 anos no ano do evento.

4. PREMIAÇÃO:

A. Todos os atletas participantes e que finalizarem a prova receberão medalha de participação;

B. Será feita uma classificação geral onde os cinco (05) primeiros colocados no masculino e as três (03) primeiras colocadas no feminino receberão um troféu cada, a partir da sexta colocação no masculino e quarta colocação no feminino serão classificados nas categorias de idades;

C. Os três primeiros colocados em cada categoria de idade, receberão Medalhas Diferenciadas.

D. Os três primeiros colocados em cada categoria de Revezamento, receberão Medalhas Diferenciadas.

4.1. PREMIAÇÃ EM DINHEIRO:

A. Será oferecido pela organização premiação em dinheiros para os cinco (05) primeiros colocados na classificação geral masculino e para as três primeiras (03) colocadas na classificação geral feminino, conforme abaixo:

- Geral Masculino:

1º Colocado Geral: R$ 700,00

2º Colocado Geral: R$ 500,00

3º Colocado Geral: R$ 400,00

4º Colocado Geral: R$ 300,00

5º Colocado Geral: R$ 200,00

- Geral Feminino:

1º Colocado Geral: R$ 700,00

2º Colocado Geral: R$ 500,00

3º Colocado Geral: R$ 400,00

4.2 Premiação das categorias por faixa de idade

A. O 1º Colocado de cada faixa de idade (vide item 3 letras C e D) receberá isenção da taxa de inscrição para o PIRICROSS TRIATHLON 2019.

5. INSCRIÇÕES:

A. Valores de Inscrição INDIVIDUAL:

1º Lote: até 20/05/2018 – R$ 200,00.
2º Lote: de 21/05 até 27/06/2018 – R$ 250,00.
3º Lote: de 28/06 até 29/06/2018 – R$ 300,00. (caso haja vaga)

B. Valores de inscrição REVEZAMENTO (3 ou 2 Integrantes):

1º Lote: até 20/05/2018 – R$ 330,00.
2º Lote: de 21/05 até 27/06/2018 – R$ 380,00.
3º Lote: de 28/06 até 29/06/2018 – R$ 400,00. (caso haja vaga)

C. Formas de Pagamento:

  • Boleto bancário para 1° e 2° Lote;
  • Cartão de crédito para 1° e 2° Lote(podendo parcelar em até 2 vezes);
  • À vista em Dinheiro para o 3º Lote (caso haja vaga).

D. Às Assessorias Esportivas, a cada 8 atletas inscritos, será concedido um desconto a ser negociado. Os responsáveis pelas assessorias deverão entrar em contato com a AJR ESPORTES no telefone (61) 3711-1030 ou pelo e-mail: ajr@ajresportes.com.br.

E. Aos Atletas 60 anos acima e ACD (Atleta Com Deficiência) será concedido desconto de 50%. Esses deverão entrar em contato com a AJR ESPORTES no telefone (61) 3711-1030 ou pelo e-mail: ajr@ajresportes.com.br.

6. KIT

O kit será composto de camiseta, número de peito, placa de bike, chip e outros brindes dos patrocinadores quando for o caso.

7. ENTREGA DE KIT

Data: 29/06/2018, bem como no dia 30/06/2018, conforme abaixo:

Local: 29/06 - A DEFINIR (faremos a divulgação via email e pelo site)

Horário: 18h às 20h

Obs: No dia da prova, 30/06/2018, os kits poderão ser retirados até as 09h, na área de chegada da prova (T2), campo de areia na Beira Rio;

8. CRONOGRAMA DA PROVA

SIMPÓSIO TÉCNICO

Dia 29/06/2018 – Às 19h em local a ser definido (faremos a divulgação via email e pelo site).

PROVA

Dia: 30/06/2018 – PIRI CROSS TRIATHLON

CHECK IN TRANSIÇÃO 2 (T2) (MTB/CORRIDA)

Abertura da área de transição – 08h

Fechamento da área de transição – 09h45m

CHECK IN TRANSIÇÃO 1 (T1) (NATAÇÃO/MTB)

Abertura da área de transição – 9h

Fechamento da área de transição – 10h15m

Obs. Os materiais (touca, óculos e outros) deixados na T1 serão recolhidos, identificados (desde que estejam juntos e em baixo do número do cavalete) e devolvidos na CHEGADA da prova. A organização também disponibilizará um veículo para que os atletas possam buscar os veículos deixados na fazenda.

LARGADA DA PROVA – 10:30h

 

 

Apoio Institucional
Realização